William Bonner ao lado de Patrícia Poeta no comando do “Jornal Nacional” (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Primeiro telejornal do Brasil a ser transmitido em rede, o “JN” conquistou a preferência do público e se firmou como um dos mais respeitados do país. O “Jornal Nacional” estreou em 1º de setembro de 1969 sob o comando de Cid Moreira e Hilton Gomes.
1969
Cid Moreira e Hilton Gomes, em 1969 (Foto: Ronaldo Fonseca/ Agência O Globo)
O “Jornal Nacional” foi o primeiro programa em rede nacional gerado no Rio e retransmitido para todas as emissoras da rede. A equipe de jornalistas do JN conseguiu, em pouco tempo, transformá-lo no mais importante noticiário brasileiro, alcançando altos índices de audiência. Hilton Gomes, ao lado de Cid Moreira, abriu a primeira edição do JN anunciando: “O Jornal Nacional, da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o país”. Cid Moreira encerrou: “É o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite”.
Cid Moreira no comando do “JN” (Foto: Peter Schneider/ TV Globo)
1972
Cid Moreira e Sérgio Chapellin na bancada do Jornal Nacional, década de 1980 (Foto: TV Globo)
Sérgio Chapelin substitui Hilton Gomes na apresentação, passando a dividir a bancada do JN com Cid Moreira. Cid e Sérgio formam a dupla que por mais tempo apresentou o Jornal Nacional até hoje. Apenas nessa primeira fase, foram 11 anos consecutivos no ar.
1983
Celso Freitas no comandando do “Jornal Nacional” (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Celso Freitas assume a apresentação do Jornal Nacional, substituindo Chapelin na dupla com Cid Moreira.
1996
Lilian Witte Fibe e Willian Bonner (Foto: Reprodução/ TV Globo)
O diretor da Central Globo de Jornalismo, Evandro Carlos de Andrade, que tinha assumido o cargo em julho do ano anterior, promove uma grande mudança no JN: Cid Moreira e Sérgio Chapelin passam a bancada para William Bonner e Lillian Witte Fibe.
1998
Casal Bonner no comando do “JN” (Foto: Divulgação/ TV Globo)
Nova mudança na bancada do JN: Fátima Bernardes substitui Lilian Witte Fibe e forma dupla com William Bonner.
2011
William Bonner e Patrícia Poeta apresentam o “Jornal Nacional” (Foto: Divulgação/ TV Globo)
JN recebe Emmy pela cobertura da retomada policial do Complexo do Alemão. E após quase 14 anos ao lado de William Bonner na bancada, Fátima Bernardes anuncia que deixa o posto para assumir um novo programa na Rede Globo. Sua sucessora, Patrícia Poeta, foi recebida no estúdio no dia da despedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário