sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Globo monta mega estrutura para a transmissão do Carnaval

Luís-Roberto-e-Fátima-Bernardes-Carnaval-2014
Luís Roberto e Fátima Bernardes comando o desfile do grupo especial do Rio de Janeiro
(Foto: Divulgação/ TV Globo)
Cerca de dois mil profissionais vão trabalhar nas transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, além de cobrir os blocos de rua, as festas em Salvador e Recife, acompanhando de perto onde o carnaval estiver acontecendo. Em todos os telejornais da programação, o público irá conferir as últimas notícias e todos os ângulos da festa que mobiliza o país.
Desfiles em São Paulo
Na capital paulista, a folia começa nesta sexta-feira, dia 28. Chico Pinheiro e Monalisa Perrone, que neste ano estreia na transmissão, narram os dois dias de desfiles para todo o Brasil, exceto o para o estado do Rio de Janeiro. “Apresentar o Carnaval da Globo em São Paulo, depois de 14 anos como repórter na avenida, é um grande privilégio. E claro, uma responsabilidade enorme. Por isso, desde que soube que iria apresentar, só penso, leio e respiro Carnaval. Além disso, ter o Chico Pinheiro ao meu lado é tudo de bom. Sempre que dividi uma bancada com ele houve generosidade e parceria. Fico feliz em novamente ter a oportunidade de tê-lo como companheiro de trabalho”, conta Monalisa.
Presença certa nas rodas de samba e nos Carnavais, Chico Pinheiro afirma que a experiência não diminui a expectativa para a cobertura dos desfiles. “Há mais de dez anos eu participo da apresentação do Carnaval e é sempre uma emoção nova. Os enredos contam histórias do Brasil e das pessoas que passam na avenida, e é emocionante ver essa gente brilhar na passarela do samba todos os anos. Esta é a primeira vez que vou trabalhar no Carnaval ao lado da Monalisa, com quem já dividi a bancada. Ela é uma grande profissional e cativa a todos pela simpatia, sabendo ser séria e profissional nas informações que dá sem perder a leveza e o bom humor”, elogia.
Do estúdio Globeleza, os narradores têm a companhia dos convidados especiais Ailton Graça, Celso Viáfora e Paula Lima para comentar os desfiles. Durante os dois dias de desfiles, o time de repórteres da Globo estará espalhado pelos sete pontos de vivo do sambódromo, trazendo todas as informações da transmissão de São Paulo. São eles: Abel Neto, César Menezes, Daiana Garbin, Janaina Lepri, José Roberto Burnier, Márcio Canuto, Maria Julia Coutinho, Mauricio Kubrusly, Michelle Barros, Phelipe Siane, Renata Cafardo, Tiago Eltz, Veruska Donato e Walace Lara.
Na transmissão de São Paulo, são usadas 32 câmeras ao longo da avenida – uma delas hiper slow, que grava 2600 frames por segundos –, seis gruas e sete caminhões de unidades móveis de transmissão – sendo um apenas para o áudio –, e ainda o Globocop, que traz imagens aéreas de toda a avenida. No recuo da bateria, dez microfones estão posicionados para captar todas as batidas do coração das escolas de samba, além de um microfone especial, posicionado ao centro do recuo captando o áudio em 5.1 canais, para transmitir os detalhes de cada instrumento da bateria. Ao longo das arquibancadas, mais dez microfones trazem a emoção do público. Ao todo são usadas 50 toneladas de equipamentos e aproximadamente 8km de cabos.
Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão exibidos nesta sexta-feira, dia 28, logo após o ‘Globo Repórter’, e no sábado, dia 1º de março, após o ‘BBB14’. Na terça-feira, dia 12, Monalisa Perrone comanda a transmissão para todo o Brasil, menos o estado do Rio de Janeiro, da apuração dos desfiles paulistanos, logo após o ‘Vale a Pena Ver de Novo’.
Desfile da Série A do Rio de Janeiro
Enquanto o país assiste ao desfile de São Paulo, o público do Rio de Janeiro confere, pelo segundo ano consecutivo, a transmissão dos desfiles da Série A. Alex Escobar e Mariana Gross repetem a dobradinha no comando da festa, que conta com a apresentação de 17 escolas de samba como Estácio de Sá, Império Serrano, Unidos do Viradouro, Porto da Pedra, Caprichosos de Pilares, Tradição, Acadêmicos da Rocinha, Renascer de Jacarepaguá, entre outras agremiações.
Durante os desfiles das agremiações, Mariana e Escobar recebem, na Esquina do Samba, o músico Arlindo Cruz, o carnavalesco Chico Spinoza e o músico Pretinho da Serrinha para comentar o desempenho das agremiações. No primeiro recuo da bateria, André Curvello e Fábio Júdice sentem a temperatura da escola que está entrando na avenida e conversam com os diretores de bateria para revelar o que eles prepararam para os desfiles, antecipando as surpresas, paradinhas e coreografias. Flavio Fachel, Ana Carolina Raimundi, Diego Haidar, Ana Paula Santos e Silvana Ramiro trazem do sambódromo cada detalhe do espetáculo para o público carioca, enquanto Danilo Vieira e Paulo Mario Martins fazem as reportagens especiais para os telejornais.
Desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro
No domingo e na segunda-feira, dias 02 e 03 de março, Luis Roberto tem a companhia especialíssima de Fátima Bernardes no comando da transmissão do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Desde o início do ano, a dupla visita os barracões, na Cidade do Samba, para entrevistar carnavalescos, integrantes das escolas e conhecer de perto o que cada agremiação está preparando para levar à avenida este ano.
“Em 1993, comecei a narrar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e estive nessa função por cinco anos. Eu já cobri o carnaval antes disso, na concentração, mas narrar os desfiles foi uma experiência muito diferente. Adoro o Carnaval, a festa e fico encantada com o trabalho feito durante um ano inteiro pelas escolas, uma entrega tão bonita. Pesquiso a fundo, entrevisto os carnavalescos, visito os barracões etc. E, este ano, terei ao meu lado o Luís Roberto, que é um profissional incrível e está sendo um ótimo parceiro neste momento de apuração”, conta Fátima Bernardes.
Apresentador do Carnaval do Rio há cinco anos, Luis Roberto aproveitou para apresentar Fátima aos carnavalescos que hoje estão à frente das escolas. “Eu me sinto muito à vontade na Cidade do Samba. Foi gostoso poder apresentar a Fátima Bernardes aos carnavalescos, aos funcionários das escolas, a esse ambiente. As pessoas ficaram muito animadas com a presença dela aqui, assim como eu fiquei em saber que seria minha companheira na narração. Nosso trabalho conjunto de apuração tem sido muito prazeroso e produtivo”, revela.
A partir do estúdio Globeleza, montado na dispersão da Apoteose, Fátima e Luis Roberto terão a companhia dos comentaristas Milton Cunha, Eri Johson e Pretinho da Serrinha. Estreando na cobertura do Carnaval, Tiago Leifert entra em ação ao final da apresentação de cada escola de samba do grupo especial carioca, recebendo no Lounge Globeleza personalidades que se destacaram no desfile da agremiação que acabou de passar. “Fiquei muito feliz com o convite para fazer parte da equipe de Carnaval! Trabalhar na avenida sempre foi um desejo meu, que amo música e amo Carnaval. Meu foco será conversar com as personalidades que acabaram de desfilar. Para ter repertório na hora de escolher quem entrevistar, estou lendo muito sobre as pessoas que vão passar pelo sambódromo”, explica.
Quatorze repórteres estarão espalhados por sete pontos de vivo ao longo da avenida, conferindo os melhores momentos do espetáculo, nos dois dias de desfile. Pedro Bassan, Flávia Jannuzzi, Ari Peixoto, Marina Araújo, Mariana Gross, Renata Capucci, Ana Luiza Guimarães, Mônica Sanches, Lilia Telles, Paulo Renato Soares, Tatiana Nascimento, Bette Lucchese, Fábio Júdice e Mônica Teixeira acompanham de perto a festa e trazem a emoção do público e dos integrantes das escolas. Carlos de Lannoy, Isabela Scalabrini, Fernanda Grael, Diego Haidar e André Curvello fazem as reportagens para os telejornais.
A transmissão do Grupo Especial do Rio de Janeiro conta com 40 câmeras, o Globocop, duas gruas, um trilho – que conduz as câmeras acima da arquibancada da Apoteose caminhando entre as escolas ao longo do desfile – e uma câmera especial adaptada para captar imagens e, principalmente, os sons do coração das escolas: as baterias.
Na sexta-feira, a transmissão dos desfiles da Série A começa logo após o ‘Globo Repóter’ e, no sábado, depois de ‘BBB14’. Os desfiles das escolas de samba do grupo especial carioca são exibidos no domingo logo após o ‘Fantástico’ e, na segunda , depois do ‘BBB14’. Na segunda e na terça-feira, dias 2 e 3 de março, a Globo exibe um compacto dos melhores momentos do dia anterior depois do ‘Video Show’ e do ‘Jornal Hoje’, respectivamente. Na quarta-feira de cinzas, dia 04, a apuração será transmitida após o Amistoso da Seleção Brasileira. 
Canal Internacional da Globo
O canal internacional da Globo leva a folia brasileira além das fronteiras do país. Os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro e de São Paulo, assim como os melhores momentos do Galo da Madrugada de Recife e do Carnaval de Salvador, chegam às casas de 600 mil assinantes do canal que estão em 118 países nos cinco continentes. O público pode curtir todos os detalhes da maior festa que agita o país e ainda confere a apuração que elege os grandes campeões do Carnaval 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário