Com pouco mais de uma semana no ar, a novela “Em Família”, da Globo, já está dando um nó nos noveleiros de plantão. A questão da idade do elenco em relação à dos personagens é muito confusa. Exemplo disso é a personagem de Vanessa Gerbelli pode ser mais velha que Júlia Lemmertz na trama, como aponta a jornalista Janaína Nunes, do UOL.
Outra discrepância ocorre no caso de Virgílio (Humberto Martins), que aparenta ser tão mais velho do que Helena (Júlia) e Laerte (Gabriel Braga Nunes), mas nas duas primeiras fases da trama, o trio parecia ter a mesma idade. A questão da idade já era discutida antes da estreia, porém, com a chegada da terceira fase, o problema se tornou mais visível.
Mesmo se tratando de uma ficção, tem coisa que não é fácil de engolir. Tentar mostrar a Helena de Júlia Lemmertz tão jovial e cheia de vida quanto a de Bruna Marquezine não deu certo. Precisava colocar a personagem já mais velha pulando de paraquedas e correndo de barriga de fora pela orla?
Já no primeiro encontro com sua tia Juliana (Vanessa) a tentativa caiu por terra. Na vida real, Lemmertz tem 50 anos e Vanessa, 40. Se a diferença de idade entre as duas gritou no primeiro capítulo da terceira fase, dá para imaginar como será quando Helena e Laerte ficarem frente a frente.
Gabriel tem 40 anos, ou seja, é 10 anos mais novo que Júlia. Estaria tudo bem, se o telespectador mais atento não soubesse que Laerte é mais velho que Helena pelo menos dois anos. Mesmo com todos os recursos, durante as cenas, Júlia aparenta ser uma bela mulher de 50 e o ator um belo homem na casa dos quarenta.
Para embaralhar a história mais ainda, Humberto Martins parece ter muito mais que seus 52 anos no folhetim. Faz até sentido a escolha de Gabriel para o elenco. Afinal, Laerte vai se envolver com Luiza (Bruna Marquezine) e o casal tem de criar uma certa empatia com o público e, neste caso, a idade pesa.
É também muito compreensível o fato de Maneco querer Júlia como Helena, no entanto, ele podia, sim, ter acertado melhor as idades. A cobrança pela semelhança com a realidade é enorme. Assim como todo o mundo quer ver um folhetim com ritmo. Aliás, a lentidão da história foi apontada como culpada pelo mau desempenho da trama em sua primeira semana.
No lançamento da novela, o diretor Jayme Monjardim foi questionado sobre a pouca diferença de idade entre Natália do Valle, 60 anos, e Júlia, que são mãe e filha na trama. “A idade que importa é visual”, respondeu. Pois é justamente o visual que ajuda a dar nó na cabeça do público. Ana Beatriz Nogueira é apenas seis anos mais velha que Gabriel, seu filho na história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário